top of page

A minha viagem de sonho a Angola

Angola

Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o exclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.

Os portugueses estiveram presentes desde o século XV em alguns pontos do que é hoje o território de Angola, interagindo de diversas maneiras com os povos nativos, principalmente com os habitantes do litoral. A delimitação do território apenas aconteceu no início do século XX. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Angola foi uma colónia portuguesa que apenas abrangeu o actual território do país no século XIX e a "ocupação efectiva", como determinado pela Conferência de Berlim em 1884, aconteceu apenas na década de 1920.

A independência do domínio português foi alcançada em 1975, depois de uma guerra de independência. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência do país, ainda em 1975.[8] Após a independência, Angola foi palco de uma longa e devastadora guerra civil, de 1975 a 2002, sobretudo entre o MPLA e a UNITA. Apesar do conflito interno, áreas como a Baixa de Cassanje mantiveram activos seus sistemas monárquicos regionais. No ano de 2000 foi assinado um acordo de paz com a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda, organização de guerrilha que luta pela secessão de Cabinda e que ainda se encontra activa.[9] É da região de Cabinda que sai aproximadamente 65% do petróleo de Angola.

shutterstock_139068509-3.jpg

Pontos turísticos para visitar em Angola
 

1. Quedas de Calandula

Para começar, temos as Quedas de Calandula, na província de Malanje. Elas estão localizadas na província de mesmo nome das quedas, Calandula, e ficam a aproximadamente 420 km de distância da capital Luanda.

Justamente por ser um pouco afastado de Luanda, esta é uma região que recebe menos turistas, o que deixa o ambiente também mais tranquilo. Estas cataratas têm uma beleza incrível e ocupa o segundo lugar entre as maiores do continente africano.

R.jpeg

2. Ilha de Luanda

A ilha de Luanda, também conhecida como ilha do Cabo ou simplesmente Ilha (pelo povo de Luanda) é um óptimo lugar para visitar em Angola, aliás, muitos turistas estrangeiros não voltam em seus países sem antes dar um passeio por lá.

A ilha é composta por uma estreita língua de terra de 7km de comprimento responsável por separar a Cidade de Luanda do Oceano atlântico formando assim a baía de Luanda. É um lugar de divertimento e lazer, que tem recebido com frequência visitas de estrangeiros e nacionais.

Você com certeza vai se maravilhar com o local, já que, a sua volta, há tudo, ou quase, o que um turista gostaria que tivesse, como restaurantes, hotéis, bares e discotecas etc., tudo ao pé de uma praia tão boa de se mergulhar.

243120d455e2c98052ab000ffd1f3e34.jpg

3. Museu da Moeda

O museu é repleto de peças antigas usadas anteriormente em trocas comercias, tal como as antigas moedas angolanas até ao actual Kwanza. Tem também uma incrível barra de ouro extremamente valiosa e pesada, do qual os visitantes são convidados e permitidos tocar e tentar levantar, o que quase ninguém consegue, dado o seu peso.
OIP (4).jpeg

 4. Kulumbimbi

As suas ruínas foram consideradas e classificadas património histórico-cultural a 30 de outubro de 1957, e fazem parte do centro histórico da cidade de Mbanza Kongo, que foi declarado em 2017 um património mundial pela comissão de património Mundial da humanidade da Unesco.

O monumento foi construído em 1491, em Mbanza Kongo – a capital da província do Zaire. Sua história revela o princípio da religião em Angola e envolve um pouco de misticismo no que se refere a sua construção, já que muitos afirmam que tenha sido construído por espíritos.

Contudo, visitar esse lugar é incrível, e o melhor é que você pode tirar algumas fotos junto de um dos patrimónios mais importante de Angola.

OIP (5).jpeg

Historia de angola

Na Lunda, no Zaire e no Cuangar foram encontrados instrumentos de pedra e outros, dos homens do Paleolítico. No Deserto do Namibe foram encontradas gravuras rupestres nas rochas. Trata-se das gravuras do Chitundo-Hulu, atribuídas aos antepassados dos san.  Nos primeiros quinhentos anos da era actual, as populações bantu da África Central, que já dominavam a siderurgia do ferro, iniciaram uma série de migrações para leste e para sul, a que se chamou a expansão bantu.  Parte destas populações fixaram-se a Norte e ao Sul da parte inferior do Rio Congo (ou Zaire), portanto também no Noroeste do território da actual Angola. Com o tempo, estas populações constituíram o povo Kongo, de língua Kikongo. Outras populações fixaram-se inicialmente na região dos Grandes Lagos Africanos e, no século XVII, deslocaram-se para oeste, atravessando o Alto Zambeze até ao Cunene: eram os grupos hoje designados como nganguela, mas também os Ovambo e os Xindonga.  No ano de 1568, entrava um novo grupo pelo norte, os jagas, que combateram os Bakongo que os empurraram para sul, para a região de Kassanje. No século XVI ou mesmo antes, os nhanecas (vanyaneka) entraram pelo sul de Angola, atravessaram o Cunene e instalaram-se no planalto da Huíla.  No mesmo século XVI, um outro povo abandonava a sua terra na região dos Grandes Lagos, no centro de África, e veio também para as terras angolanas. Eram os hereros (ou ovahelelo), um povo de pastores. Os hereros entraram pelo extremo leste de Angola, atravessaram o planalto do Bié e depois foram-se instalar entre o Deserto do Namibe e a Serra da Chela, no sudoeste angolano.

R.png

Gastronomia

Moamba de galinha

A Moamba (ou Muamba) de Galinha é um dos pratos mais populares de Angola, sendo uma belíssima demonstração da cozinha tradicional daquele país. A receita, além da galinha, é feita com ingredientes como óleo de palma, quiabos, gindungo (piripiri), cebola, abóbora e alho.

Uma receita muita saborosa e igualmente calórica, tradicionalmente servida com Funge de milho ou de mandioca.

moamba-de-galinha.png

Funge
 

O funge é uma papa de farinha que na região sul de Angola é feita a base de milho, por isso sua cor é amarelada. Para obter a consistência ideal do pirão, devesse agitar o conteúdo com muito frequência no seu preparo.[1]

Para realçar o sabor, é servido com um molho e os mais populares são o calulu: feito normalmente com peixe seco, peixe fresco, quiabos, gimboa, cebola, tomate e outros vegetais; ou a moamba de galinha: feita a base do óleo de palma, moamba, tomate, cebola, quiabos, beringela e o frango

R (1).jpeg

Calulu
 

Calulu é um prato típico de Angola e de São Tomé e Príncipe.

Pode ser confeccionado com peixe seco e fresco ou com carne seca. Entre os restantes ingredientes contam-se o tomate, o alho, os quiabos, a batata doce, o espinafre, a abobrinha e o óleo de palma.

Em Angola, o calulu de peixe é preparado numa panela, na qual se intercalam camadas de peixe seco e de peixe fresco, com os demais ingredientes. É cozido em lume médio e servido com funge e feijão com óleo de palma. Em São Tomé e Príncipe, o calulu de peixe pode ser preparado também com camarão.

O calulu de carne é preparado com carne seca previamente demolhada. É também cozido em lume médio e servido com funge e feijão com óleo de palma.

OIP (7).jpeg

Entre em contato

500 Terry Francois Street, 6th Floor. San Francisco, CA 94158

123-456-7890

bottom of page